Na manhã deste sábado, 03 de fevereiro de 2024, uma cerimônia de batismo em águas marcou a vida de mais de 72 detentos do presídio de Abaetetuba, no estado do Pará.
Eles fazem parte do projeto 100% Liberdade, um ministério de evangelização da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) que atua nas
casas penais de todo o estado desde 2009.
O projeto tem como objetivo levar a mensagem do evangelho aos presos e aos seus familiares, oferecendo apoio espiritual, social e jurídico. Além disso, o projeto promove cursos profissionalizantes, palestras educativas e atividades culturais e esportivas para os reeducandos.
A cerimônia de batismo contou com a presença do pastor presidente da IEQ de Abaetetuba-PA, reverendo Emerson Alves, que coordena o projeto junto com a pastora Carmem.
Também estiveram presentes o coordenador do projeto no estado, pastor Celso Hiter, e o diretor do Departamento de Reincersão Social (DRS) do sistema carcerário, pastor Valber.
O pastor Emerson Alves destacou a importância do projeto para a transformação dos detentos. “Nós acreditamos que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
Por isso, nós levamos a palavra de Deus aos presos, para que eles possam ter uma nova chance de vida, uma nova esperança e um novo propósito. Nós vemos o projeto 100% Liberdade como uma missão que Deus nos confiou, e nós nos alegramos em ver os frutos desse trabalho”, disse.
O pastor Celso explicou como funciona o projeto e como ele tem impactado a vida dos presos. “Nós temos uma equipe de obreiros e castores, que são ex-detentos que se converteram dentro do presídio e hoje são voluntários do projeto.
Eles visitam as unidades prisionais semanalmente, levando a palavra de Deus, orando pelos presos e pelos agentes penitenciários, distribuindo bíblias e literaturas cristãs, e realizando cultos e estudos bíblicos.
Nós também temos um programa de discipulado, que prepara os presos para o batismo em águas.
E nós acompanhamos os presos que saem em liberdade, ajudando-os na reinserção social e na comunhão com a igreja local”, explicou.
O pastor Valber, que é o diretor do DRS, elogiou o projeto e a parceria com a IEQ. “Nós reconhecemos o valor do projeto 100% Liberdade para a ressocialização dos detentos. Nós vemos que o projeto contribui para a redução da violência, da reincidência e da superlotação nas prisões. Nós agradecemos à IEQ pela cooperação e pelo compromisso com a causa da justiça e da paz social”, afirmou.
Um dos detentos que foi batizado, José, contou como o projeto mudou a sua vida. “Eu estava preso, e eu não tinha nenhuma perspectiva de futuro. Eu vivia revoltado, amargurado e vazio.
Mas um dia, eu recebi a visita dos obreiros do projeto 100% Liberdade, e eles me falaram do amor de Deus e do plano de salvação.
Eu me senti tocado pelo Espírito Santo, e eu aceitei Jesus como meu Senhor e Salvador. Desde então, a minha vida mudou completamente. Eu me arrependi dos meus pecados, eu perdoei as pessoas que me fizeram mal, e eu fui perdoado por aqueles que eu ofendi.
Eu comecei a estudar a bíblia, a orar e a louvar a Deus. Eu me preparei para o batismo, e hoje eu estou muito feliz por ter dado esse passo de fé. Eu sei que Deus tem um propósito para a minha vida, e eu quero cumprir a sua vontade”, testemunhou.
O projeto 100% Liberdade da IEQ já alcançou mais de 10 mil detentos em todo o estado do Pará, e tem planos de expandir para outras regiões do Brasil. O projeto conta com o apoio de diversas igrejas, organizações e pessoas que se sensibilizam com a causa dos presos e que colaboram com doações, orações e voluntariado.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site Projeto 100% Liberdade ou a página Projeto 100% Liberdade | Belém PA no Facebook. Você também pode assistir à entrevista do pastor Celso Hiter sobre o projeto no vídeo Entrevista Pr. Celso – Projeto 100% Liberdade da Igreja Quadrangular.